PROCURE O QUE VOCÊ QUER

DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou em partes de imagens e artigos deste blog em outros blogs, sites ou páginas do Facebook,, Whats App e outras redes sociais sem os créditos devidos ou sem autorização da autora do blog. (Cópias sem créditos caracterizam Plágio. Este crime está previsto no artigo 184 do Código Penal de acordo com a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais)

Brechó Online

A onda dos brechós online (virtuais) não pára e é o maior sucesso. Você já pensou em ter um? É uma boa dica para ganhar um dinheirinho, sabia? Nas minhas pesquisas encontrei na Casa dos Brechós dicas importantíssimas para quem deseja entrar no ramo, e vou transcrevê-las aqui para quem tiver interesse.

Quem nunca se perguntou: "Como vender minhas roupas pela internet? Como abrir meu bazar Online? Como divulgá-lo?"

Este aqui em cima é o meu brechó online que estou preparando. Um dia sai, hehehe

Como fazer então? Aqui estão as dicas:

1º Passo: Processo de criação
Criar um nome criativo, que chame a atenção das pessoas e ir atrás de uma hospedagem. Você pode fazer em forma de blog. Os blogs gratuitos que conheço são:

WORDPRESS (http://pt-br.wordpress.com/)
BLOGGER (http://www.blogger.com/home)
BLOG UOL (http://blog.uol.com.br/stc/passeio_virtual_1_1.html)

E tem também onde criar a sua loja já pronta, e é só acrescentar os produtos. Vou passar o link, mas ainda não conheço, por isso não posso explicar nada sobre ele. Mas não custa entrar e fuçar.

NINUI (http://www.ninui.com/index.php)

2º Passo: Se ambientalizar
É necessário se acostumar com a plataforma que escolheu para a hospedagem do brechó. O Blogger por exemplo tem um ótimo passo a passo de como usar suas funções. É bom fuçar, ser curioso. Isso ajuda muito.
É nessa hora que você faz todos os ajustes possíveis no layout para não precisar se preocupar com isso adiante.

Recurso de ajuda do blogger (http://www.google.com/support/blogger/)

3º Passo: Criar SUAS regras para o SEU brechó
É preciso deixar bem claro suas intenções: se você quer apenas vender, se também aceita trocas, quantos dias você reserva a peça para a pessoa que se interessou, como é a dinâmica da venda: se vai ser leilão (quem pagar mais no prazo de x dias) ou se vai ser convencional. Se o frete é por conta do comprador, ou se já está incluso no preço. Se o frete é fixo, ou se o frete é de acordo com a localidade...E por aí vai...

Lembre-se de deixar as regras bem a mostra, para não haver problemas.

Visite outros brechós no orkut para ter uma ideia melhor. É só ir na busca e digitar "brechó online"

4º Passo: O início
Separar as peças que quer vender, fotografá-las e ir postando aos poucos. Uma peça em cada postagem, com os reais atributos da peça e seu preço.

Por exemplo:

Título da postagem: Calça Osklen

Texto da postagem: [ Fotos da calça ] + Medidas da calça + Detalhes que não aparecem nas fotos + Tamanho + Preço.

Uma dica: Tenho visto alguns brechós online que PELAMORDEDEUS! Fotografem suas peças "passadas" pois a pessoa não quer comprar uma roupa amarrotada. Isso passa uma ideia de que vc vai enviar a roupa daquele jeito.
E outra dica é que a foto deve estar bem nítida. Não vale colocar fotos embaçadas.
Desse jeito vc não consegue vender nada.

5º Passo: Divulgação
Visite outros bazares e deixe comentários pedindo troca de links, entre em grupos, se cadastre em sites.

O grupo de blogs brechós é o http://blogsbrecho.ning.com/
O grupo de brechós no Yahoo é o http://br.groups.yahoo.com/group/blogsbrecho/

Você pode cadastrar seu brechó aqui no Casa dos brechós ali em cima, em Contato com o assunto "cadastro de links"

O Busca brechó, que é um "Google" voltado para os brechós: www.buscabrecho.com.br

6º Passo: A Venda

Normalmente a clientela deixará um comentário na peça que se interessar, deixando e-mail e CEP para calcular o frete. (Deixe isso especificado nas regras)

A partir daí as negociações passam a ser via e-mail (É mais prático e mais seguro)

Por isso deixe seu e-mail bem à vista no seu brechó, de preferência um e-mail só para o esse fim, para evitar futuros problemas de organização.

Que valor eu atribuo às minhas peças?

Esse é o tipo de pergunta que gera muita polêmica. Eu, Mell, penso o seguinte: O valor tem que estar de acordo com o valor que eu paguei, quantas vezes eu usei, e o tempo que a peça está encostada. Então não pode ser cara a peça, nem tão barata. Só o fato de não ser nova, já cai pela metade o preço.

Mas, cada um faz sua regra desde que pareça ser justa. Lembre-se de que hoje você quer vender, mas amanhã você pode querer comprar e não gostar da regra imposta por outro brechó. O negócio é ter o bom senso, afinal o objetivo não é ficar rica né? O objetivo principal de um brechó é passar adiante as peças que atolam nossos guarda roupas, fazer a economia girar mas sem dar prejuizo pro bolso de ninguém né?

Como são feitos os depósitos?

Os depositos são feitos durante a negociação. Você passa a sua conta e sua agencia e só posta a encomenda depois de verificar o pagamento do comprador.

Existe também o Pag Seguro, que é ótimo. Você faz o cadastro e coloca no brechó. A partir daí seus clientes terão a opção de comprar por cartão de crédito, deposito bancário em diferentes bancos ou boleto...
E o dinheiro fica retido no programa do Pag Seguro e é só você enviá-lo para sua conta corrente.

(Bom, eu confesso para vocês que ainda não abri o meu por não entender muito esta parte e tenho medo. Mas preciso amadurecer a minha ideia, pois com certeza dá certo sim, pq muita gente usa o Pag Seguro)

Todas estas informações eu catei lá na Casa dos Brechós e fiz uma adaptação.
http://www.casadosbrechos.com

Espero que tenham gostado. Bjos mil e uma ótima semana procêis.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO - Também é importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Nos referidos textos constitucionais, lê-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Postagem em destaque

Oi amores, uma palavrinha para quem me segue...

Olá queridos, tenho tanta vontade de retomar as postagens diárias do meu blog, sabia? Mas o tempo para isso se tornou escasso mesmo após...

Algumas imagens deste blog foram encontradas na internet, portanto, alguém reconhecer como sua propriedade, favor entrar em contato comigo para que sejam dados os devidos créditos ou que seja retirado o conteúdo. Obrigada.