PROCURE O QUE VOCÊ QUER

DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou em partes de imagens e artigos deste blog em outros blogs, sites ou páginas do Facebook,, Whats App e outras redes sociais sem os créditos devidos ou sem autorização da autora do blog. (Cópias sem créditos caracterizam Plágio. Este crime está previsto no artigo 184 do Código Penal de acordo com a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais)

O temível e complicado FIADO...


Bom Dia, amados. Hoje vou postar mais uma vez sobre o FIADO, esta praga do comércio. Nós que temos nosso comercinho em casa, seja ele de que tipo for, bijouterias, salgados, manicure, cabeleireiro, brechó, enfim, qualquer atividade que seja, tem sempre um pedindo o temível FIADO. Meu Deus, existe algo mais difícil para alguém recusar? Se cedermos uma vez, pronto. Está instalada a tragédia, porque mais dia, menos dia, alguém vai "dar o cano". Perde-se a mercadoria, o dinheiro e o freguês. Se for amigo ou parente, então...nem se fala, né mess? Por mais que a gente tente não tem jeito, alguém vai pedir. Tem alguns que são assim: vem à sua casa, olha a mercadoria, separa o que vai levar e tasca: "Dia tal eu trago o dinheiro". Ô meu Deus do céu, e agora, o que fazer ou falar? Que agonia esse tipo de coisa! Como fazer para dizer que NÃO VENDO FIADO? Se eu disser que NÃO, vou perder a venda! Mas porque estou falando de fiado hoje??? Porque mesmo não querendo e mesmo tendo uma placa de todo tamanho dentro da loja, já tenho quatro fiados. Vou apelar prá oração! "Meu Deus, eu preciso de uma solução. E meus leitores que ganham um dinheirinho suado dentro de casa também!"
Bom, pelo menos no meu caso, já sei o que fazer, porque com esse negócio de ter brechó em casa, aprendi a cobrar que é uma beleza. Me encho de coragem e lasco a cobrança, porque se a pessoa não teve vergonha de pedir fiado, porque euzinha aqui vou ter vergonha de cobrar? Subo até ladeiras, por várias vezes mas recebo meu dinheiro. Fala sério, heim? Em muitos lugares ainda existe a prática da cadernetinha, que tal fazer isso? Você pode usar também uma nota promissória. Sinceramente, sei que é usada, mas não sei como se trabalha com ela. Tenho um amigo que começou em casa, hoje tem uma pequena sapataria e trabalha até hoje com notas promissórias e os que "dão o cano" vão parar no cartório, são cobrados em juízo. Se tiver que anotar mesmo, deixe registrado em duas vias numa notinha, mesmo que seja uma notinha de balcão, com data marcada, telefone de contado e a assinatura de quem está comprando. É uma tentativa, né? Porque, passou a data e não apareceu, é só ligar.
Se você já é Microempreendedor Individual tem a opção de usar até mesmo uma máquina de cartão, isso não é bom? Aí a pessoa já não vai ficar devendo a você, mas à operadora do cartão e que se dane se não pagar. Nesse assunto de cobrança eu já apelei até para o Facebook, e consegui, kkkkkkkkkkkkkkkkk Se alguém que eu cobrei estiver lendo meu post de hoje, sabe do que estou falando, e sabe também que agora vai ser assim, né? Agora, não vá usando de grosseria. Cobre com educação, é assim que tenho feito. Se você chegar com grosseria, vai receber o troco. E com educação, vai ser mais bem aceita a sua cobrança. Diga que você depende daquele dinheiro, explique a situação, e se possível, após receber, e a pessoa pedir novamente, deixe explícito que NÃO VAI VENDER FIADO MAIS!!! E é a verdade, não é? Você depende desse dinheiro, sim! Se perder o freguês, vão surgir outros, não tem problema. Mas uma plaquinha, com certeza, talvez não impeça, mas vai dificultar um pouquinho mais o pedido para levar alguma mercadoria sua para pagar depois. Então vou deixar alguns modelinhos aqui para você copiar e fixar em lugar bem visível no seu comercinho, ok? Fico aqui desejando toda sorte do mundo para você, que como eu, ganha seu dinheirinho de forma justa. Um bjo grande e doce da Mell.





AO DEIXAR UM COMENTÁRIO, POR FAVOR, DEIXE UM E-MAIL DE CONTATO PARA RESPOSTA.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO - Também é importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Nos referidos textos constitucionais, lê-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Postagem em destaque

Oi amores, uma palavrinha para quem me segue...

Olá queridos, tenho tanta vontade de retomar as postagens diárias do meu blog, sabia? Mas o tempo para isso se tornou escasso mesmo após...

Algumas imagens deste blog foram encontradas na internet, portanto, alguém reconhecer como sua propriedade, favor entrar em contato comigo para que sejam dados os devidos créditos ou que seja retirado o conteúdo. Obrigada.