Oi, pessoas! Eu tardo, mas não
falto. Então, muito trabalho e eu tenho os meus negócios de vendas, né mesmo? E aí gente, querendo ou
não, sempre tem um FIADO. Ainda não tenho a bendita da maquininha de cartão e preciso urgente. Parece que tem pessoas que tem o dom de nos
persuardir, né mess? E tem casos que a gente só pode vender fiado mesmo,
30/60/90 dias, como as sacoleiras por exemplo. E aí, já notaram que são
aqueles que devem menos que demoram mais prá pagar? Então, dias atrás
fiquei triste, bem chateada mesmo por causa de algumas pessoas que
ficaram me devendo, mas ainda bem que eu aprendi a cobrar um dia. Cobro
com educação, corro atrás mesmo. Outro dia tive a coragem de cobrar R$
0,50 de uma pessoa. Ah, cobro mesmo! A pessoa não tem vergonha de vir
aqui e me pedir: "dá bala o menino aí que depois te pago.". Ah tá! E
passam dias e dias e nada do dinheiro. Pois cobrei mesmo! Não posso
ficar "dando" bala prás crianças todo dia não, uai! Teve uma que veio
aqui há nove dias atrás, eu com loja fechada, ela pediu para comprar um
arranjo floral e já foi falando: "Só posso pagar sábado". Como trabalha
num comércio aqui perto, deixei, pois afinal não tinha como fugir.
Passou-se o sábado, o fim de semana inteiro e cadê meu dinheiro? Pois
hoje inventei de comprar uma coisa lá, só para lembrá-la da dívida.
Pensou que eu ia buscar. Ah, tá! A pessoa na hora da precisão, sobe o
morro prá comprar, mas prá pagar não pode subir o mesmo morro? Tem
problema não! Eu desço prá buscar! Também passei por uma situação
delicada, porque outra pessoa me devia e simplesmente esqueceu. E eu
sabia que ela realmente tinha esquecido, só podia ser, pois é íntegra
demais. E aí, como cobrar de uma pessoa querida? Esperei uma semana e
telefonei prá ela. Realmente ela tinha esquecido, mas cobrei dizendo que
para mim era muito difícil fazer aquilo, pois gosto muito dela, mas era
um compromisso. E combinamos nova data, ela me pagou antes até. Com
jeito, vai, gente! Não podemos é perder nosso suado dinheirinho.
Então,
a dica vai prá vc que teve que fazer um FIADO, e o povo está te devendo
também. Não deixa mole, corre atrás, porque dinheiro não nasce em
árvore e vc precisa pagar suas contas. Vamos lá?
- Cobrar é um assunto sério porque vc pode perder o amigo (e ganhar um inimigo), perder o freguês e por fim pode perder também o dinheiro de vez.
- Cobrar é um assunto sério porque vc pode perder o amigo (e ganhar um inimigo), perder o freguês e por fim pode perder também o dinheiro de vez.
-
Tenha um cadastro de cada cliente, nem que seja apenas o telefone. Se é
cliente novo, porque não pegar o endereço? Dá uma desculpa que é para
você entrar em contato caso chegue mercadorias novas (mas na verdade
isso serve para você ir cobrar, caso falte o pagamento).
- Não sinta vergonha de cobrar, pois não foi você que descumpriu o trato. Mas muita cautela. Não use de ameaças, isso é crime.
- Procure a pessoa sim, e não use de arrogância. Pergunte se está tudo bem, e diga que sentiu a falta dela. Faça a pessoa pensar que vc ficou preocupada, se tinha acontecido alguma coisa. Com certeza, isso vai desarmá-la e ela mesma vai falar sobre a dívida, mesmo que seja dando uma desculpa.
- Se porventura a pessoa der algum motivo para o não pagamento, não vacile. Negocie com ela uma outra data e diga que vc precisa também cobrir um compromisso seu e aquele dinheiro será necessário, ou diga que você pagou para ela e agora ela precisa repor esse dinheiro para você. Marque então uma nova data (se possível, próxima) e diga que vc mesma irá procurá-la. Faça ela entender que a dívida não irá desaparecer. Eu até brinco com a pessoa: "Olha, pode ser dia tal? Ah, então tá bom, vou te esperar ansiosamente!", kkkkkkk
- Seja gentil, humorada e educada. Quem vai resistir? Só se a pessoa for bem ordinária mesmo, né?
- Um dado importante - Segundo as empresas de Telemarketing, as pesquisas revelam que os credores já ficam esperando a cobrança. Isso abre margem para uma negociação.
- E aí, se conseguir receber (tomara que sim!) já conhece a peça, né? Não faça fiado de novo para ela. Quem dita as regras no seu negócio é você, não o freguês. Enquanto a gente não consegue uma maquininha de cartão ou outro método para o fiado, é melhor seguir estas dicas.
- Não sinta vergonha de cobrar, pois não foi você que descumpriu o trato. Mas muita cautela. Não use de ameaças, isso é crime.
- Procure a pessoa sim, e não use de arrogância. Pergunte se está tudo bem, e diga que sentiu a falta dela. Faça a pessoa pensar que vc ficou preocupada, se tinha acontecido alguma coisa. Com certeza, isso vai desarmá-la e ela mesma vai falar sobre a dívida, mesmo que seja dando uma desculpa.
- Se porventura a pessoa der algum motivo para o não pagamento, não vacile. Negocie com ela uma outra data e diga que vc precisa também cobrir um compromisso seu e aquele dinheiro será necessário, ou diga que você pagou para ela e agora ela precisa repor esse dinheiro para você. Marque então uma nova data (se possível, próxima) e diga que vc mesma irá procurá-la. Faça ela entender que a dívida não irá desaparecer. Eu até brinco com a pessoa: "Olha, pode ser dia tal? Ah, então tá bom, vou te esperar ansiosamente!", kkkkkkk
- Seja gentil, humorada e educada. Quem vai resistir? Só se a pessoa for bem ordinária mesmo, né?
- Um dado importante - Segundo as empresas de Telemarketing, as pesquisas revelam que os credores já ficam esperando a cobrança. Isso abre margem para uma negociação.
- E aí, se conseguir receber (tomara que sim!) já conhece a peça, né? Não faça fiado de novo para ela. Quem dita as regras no seu negócio é você, não o freguês. Enquanto a gente não consegue uma maquininha de cartão ou outro método para o fiado, é melhor seguir estas dicas.
E eu fico por aqui, tenho muito o que fazer ainda, amores. Bjos, volto loguinho. Bye, bye!!!
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