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Dez Dicas para Perder um Cliente

Encontrei na net, um artigo escrito por Luiz Marins no site Anthropos Consulting estas dicas e achei interessante passar para vocês que mantém um negócio em casa. Ontem uma pessoa perdeu uma cliente muito especial que nunca deu cano, e muitas vezes comprou produtos dela sem necessidade, mas apenas para ajudá-la. Esta cliente sou eu. E de mim esta pessoa não leva nem mais um tostão somente por não ter me tratado bem. 
Então, me veio à mente que poderíamos falar sobre isso hoje. Tem muita gente perdendo clientes fiéis, como eu, por aí. Será que você não está jogando clientes no lixo? Lembre-se que o sucesso do seu negócio depende exclusivamente de você, portanto, muito cuidado. Você pode ir à falência se não mudar de atitude.


1. Acredite que seu cliente é um "palhaço". Faça-o de palhaço, trate-o como um palhaço. Minta. Não cumpra o que promete. Acredite que o cliente sempre volta;

2. Seja arrogante. Lembre-se que você não precisa daquele cliente. Seu negócio é mais importante e sempre será. Se o cliente quiser comprar, que compre. Se não quiser, que procure outro;

3. Não se preocupe com qualidade. Nem de produto, nem de serviço. Cliente não entende de qualidade. O que cliente quer é "preço";

4. Tenha sempre os funcionários mais baratos do mercado. Essa estória de pagar bem é conversa. Empregado tem que ser tratado como merece;

5. Nunca treine seus funcionários ou permita o seu desenvolvimento. Se você treinar, eles saem. Se forem melhores, também sairão. Nada de treinamento. Sua empresa não é escola de concorrentes, então "não dê asas a cobras":

6. Faça o seu cliente perder tempo. Acredite que ele tenha o tempo todo à sua disposição;

7. Nunca cumpra prazos e horários. Chegue atrasado aos compromissos assumidos e não se preocupe com os prazos prometidos;

8. Fale com o cliente sem olhar para ele. Olhe para o chão, para os lados ou para qualquer lugar, menos para os olhos do cliente;

9. Não dê retorno. Se ele quiser saber, ele que ligue para você ou vá até à sua empresa. O interesse é dele;

10. Jamais sorria. Você não é palhaço para ficar dando risadinha o tempo todo. Se o cliente quer alegria, que vá ao circo!

Tem muita gente por aí cumprindo à risca estas dez dicas e não sabe porque o seu pequeno negócio em casa não dá certo. Se não quiser perder então o seu cliente, que espero ser muito importante para a sobrevivência do seu negócio, é só fazer ao contrário tudo que expus aqui. Tenha um dia abençoado. Bjos.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO - Também é importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Nos referidos textos constitucionais, lê-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

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