PROCURE O QUE VOCÊ QUER

DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou em partes de imagens e artigos deste blog em outros blogs, sites ou páginas do Facebook,, Whats App e outras redes sociais sem os créditos devidos ou sem autorização da autora do blog. (Cópias sem créditos caracterizam Plágio. Este crime está previsto no artigo 184 do Código Penal de acordo com a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais)

- Aprenda a fazer a BASE DE GLAÇAGEM para bolos e doces -

Oi gente, a sensação do momento tem sido os famosos "bolos de vidro" da confeiteira russa Olga Noskovaa, mas já descobriram que o que ela faz na verdade é praticamente uma aplicação de glaçagem nos seus bolos. E pensando bem, "glaçagem" lembra "glass" que é vidro em inglês né? Não sei se tem a ver com isso, mas só acho que tem, hahaha. Então, não estou afirmando que os bolos de vidro dela e a glaçagem são a mesma coisa, mas que parece...ah, parece sim! E eu vou descobrir logo tudo sobre essa arte pq vou virar uma confeiteira, uhuuuu!!!! Sei fazer tanta coisa na cozinha, mas não domino a arte de confeitar ainda. "AINDA"!!!!! Me aguardem pq brevemente estarei ensinando e repassando tudo que eu aprender, heim?
Então, amigos, eu quero falar hoje sobre a técnica de glaçagem (esqueçamos os bolos de vidro da confeiteira russa, ok?). Acho lindo, é maravilhosa demais essa cobertura, deixa qualquer um de queixo caído diante de tamanha beleza, dá vontade de nem mexer no bolo, né verdade? E vcs sabiam que ela pode ser feita para cobrir não somente bolos, mas outras sobremesas mais firmes e geladas também? Aliás, para que tudo dê certinho, é necessário que o que for coberto esteja realmente gelado mesmo. Não vi em nenhum site ninguém falando sobre isso ainda, mas descobri assistindo o vídeo abaixo e gostaria que vcs também assistissem para aprender. Nele, o chef Abner Ivan dá todas as dicas para fazer tudo com perfeição e conta ainda quais são os instrumentos que temos que ter em casa para fazer essa maravilha. Então, é o seguinte, não é só uma questão de "gelatina", tem um processo certinho prá fazer a tal da glaçagem, certo? E se a gente pode aprender o correto, então vamos aprender, né não? Há uma temperatura certa para a cobertura e há uma temperatura certa para o produto que vai recebê-la. Assistam o vídeo e aprendam como eu aprendi e aí a gente pode colocar em prática o que ele ensinou tão bem. Eu adorei e foi por isso que trouxe para o blog a fim de compartilhar com vocês. Prestem bastante atenção, serão minutos preciosos para nosso aprendizado.
.
.
 Para chegar à glaçagem colorida, nós precisamos ter a BASE BRANCA. Você sabia disso? Não sabia, né? Nem eu, mas agora já sabemos, hehe!!! Para quem não guardou, deixo abaixo a receitinha:

COMO FAZER A BASE DE GLAÇAGEM BRANCA:

A partir dessa base é que serão formadas as outras cores.

INGREDIENTES:
150ml de água
300g de açúcar refinado
300g de glucose
200g de leite condensado
100g de massa de gelatina (12g de gelatina em pó sem sabor e o restante de água)
300g de chocolate branco
6g de dióxido de titânio (diluir em 4g de água e reservar)

Modo de Preparo - Coloque em uma panela a água, o açúcar e a glucose. Misture e deixe cozinhar até chegar a uma temperatura de 103ºC. Depois, adicione o leite condensado e a massa de gelatina. Em seguida, despeje sobre o chocolate branco e misture bem. Por último, adicione o dióxido de titânio e misture até obter a cor branca. Reserve até chegar a uma temperatura de 35ºC.

PARA TINGIR:
150g da base de glaçagem branca
2g de corante alimentício em pó HIDRO SOLÚVEL
(Veja no vídeo as dosagens de corante alimentício para chegar a cada cor)

PARA COBRIR O BOLO COM A GLAÇAGEM:
.
É necessário misturar bem a base com o corante adicionado, usando o mixer até chegar à tonalidade desejada. E depois despejar a glaçagem sobre o bolo completamente gelado. A glaçagem precisa estar a 30°C e o bolo deve estar CONGELADO. para que quando a cobertura cair sobre ele, logo fique seca e com o brilho esperado. Não se esqueça de colocar o bolo ou sobremesa (muito gelados para melhor aderência e secagem) sobre uma grade com uma forma por baixo (ou outra vasilha para aparar o que descer), e então  despeje a cobertura, para que ela escorra e fique com o acabamento perfeito.

É isso aí gente, espero que tenham gostado da super dica de hoje. Não adianta um monte de gente passar a receita, mas não passar as técnicas corretas não é verdade? A gente corre atrás e faz o possível para ajudar. Se gostou, comente aqui, eu vou adorar. Um bjo grande no coração e até mais!

Ganhe Dinheiro o Ano Inteiro
na Cozinha de sua Casa
Conheça e adquira meus cursos da área 
de CULINÁRIA LUCRATIVA


LIBERDADE DE EXPRESSÃO - Também é importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Nos referidos textos constitucionais, lê-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Postagem em destaque

Oi amores, uma palavrinha para quem me segue...

Olá queridos, tenho tanta vontade de retomar as postagens diárias do meu blog, sabia? Mas o tempo para isso se tornou escasso mesmo após...

Algumas imagens deste blog foram encontradas na internet, portanto, alguém reconhecer como sua propriedade, favor entrar em contato comigo para que sejam dados os devidos créditos ou que seja retirado o conteúdo. Obrigada.