Seja bem vindo ao blog "SAÍDA DE EMERGÊNCIA". Este é um blog todo produzido para ajudar a você que decidiu trabalhar em casa. Espero que encontre aqui a ideia que está buscando. Conte comigo. Um abraço da Mell.
DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou em partes de imagens e artigos deste blog em outros blogs, sites ou páginas do Facebook,, Whats App e outras redes sociais sem os créditos devidos ou sem autorização da autora do blog. (Cópias sem créditos caracterizam Plágio. Este crime está previsto no artigo 184 do Código Penal de acordo com a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais)

- Como usar emulsificante nas massas de bolo - Aprenda mais! -

.
Olá queridos! Hoje quero dar continuidade às postagens sobre EMULSIFICANTES, e não só tirar dúvidas, mas mostrar a diferença do uso dele em alguns produtos. Já mostrei nos sorvetes e agora quero mostrar nos bolos. Sim, emulsificante é aquele mesmo produto que uso no sorvete mas ele também é muito usado na confeitaria. A função dele é uniformizar a massa aumentando a incorporação do ar, dando volume e um aspecto melhor ao bolo. A massa fica mais leve, mais reta, não quebra facilmente nas mãos e nem fica esfarelando. E quero reforçar aqui que o emulsificante só vai deixar gosto ruim se vcs usarem quantidade acima do recomendado. Tenho visto muita gente reclamando e dizendo que não usa por causa disso, mas também tenho visto muita gente ensinando a usar uma colher de sopa cheia de emulsificante. E sinceramente acho um absurdo este ensinamento pois nem para sorvetes nós usamos tanto, apenas uma colherinha de chá é suficiente. Já nas massas indico uma colher de sobremesa rasa (passe uma faquinha e retire o excesso. O que vai para a massa é o que está dentro da colher). Não precisa mais do que isso e este é o motivo das receitas não ficarem boas, excesso do produto causando gosto ruim.

Uma dica importante que já ensinei no Facebook mas não aqui no blog e que pode também ser a causa desse "gosto ruim" nas receitas, é que existe o emulsificante para sorvetes e o emulsificante para bolos. Vcs precisam prestar atenção num detalhe importante: o emulsificante de sorvete PODE ser usado nas massas de bolo, mas o emulsificante de bolos NÃO PODE ser usado no sorvete, ok? O de bolos é mais escuro e tem sabor um pouco mais forte, já o de sorvete não tem cor (parece um gel esbranquiçado) e não altera em nada o produto onde será usado. Não esqueçam disso. 

Bem, para vcs perceberem a textura dos bolos, eu trouxe uma receita base que podemos saborizar, e neste caso fiz a neutra (sem sabor, tipo "bolo de nada" e outra com chocolate. Então anote aí e não deixe de perceber a diferença na massa depois.

Ingredientes da Massa:

2 ovos médios inteiros
2 colheres (de sopa) de margarina
1 xícara e meia (de chá) de açúcar
3 xícaras (de chá) de farinha de trigo 
1 xícara e 1/2 (de chá) de leite
1 colher rasa (de sobremesa) de emulsificante Saborama
1 colher de sopa de fermento em pó

*(Para o bolo de chocolate acrescente 3 colheres de sopa de chocolate em pó. Se usar achocolatado, cuidado pois contém açúcar e pode alterar a textura do seu bolo e não vai ficar tão escura a massa).

Modo de Preparo: Bata os ovos, o açúcar e a margarina na batedeira até formar um creme  esbranquiçado. Desligue e acrescente nesta ordem: a farinha de trigo, o leite e o emulsificante Saborama. Bata por alguns minutos até ver que a massa está bem homogênea. Não se assuste, a massa vai crescer um pouco ainda na batedeira por causa do emulsificante. Desligue novamente e acrescente o fermento por último dando uma leve batidinha apenas para misturá-lo à massa. Então, unte e enfarinhe a forma (usei tabuleiro de 22cm) e coloque a massa. Leve ao forno preaquecido a 180° até ficar corado e enfiando um palito ele saia limpo. 


Vejam como ficaram os bolos. Perfeitos não é? Massas retinhas, sem esfarelar, os bolos ficaram fofos mas firmes. Os bolos com emulsificante ficam parecendo aqueles de marca famosa que a gente compra e paga bem caro. Gosto muito de usar para fazer bolo no pote e por isso fatiei. Fica muito bom.

Viram como o emulsificante facilita nossa vida na hora de fazer bolos? Infelizmente muita gente aprende errado sobre o uso dele e por isso evitam. Agora vcs já sabem que ele traz benefícios para nossos produtos caseiros, mas se quiserem saber ainda mais, a Saborama tira suas dúvidas num artigo ótimo que tem no site da empresa. Clique no link abaixo e aprenda mais:


Bem, por hoje é só amigos. Espero que tenham gostado de mais essa dica e da receitinha dupla. Nao deixem de visitar minha COZINHA LUCRATIVA, tem muita coisa boa lá e que vcs que trabalham em casa precisam. Um bjo bem grande no coração. Sucesso prá vcs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, saiba que:

- Antes de serem publicados, os comentários necessitam de aprovação. Ou seja, seu comentário não aparecerá na hora em que você o postou (geralmente, são aprovados em menos de 24h);
- Conteúdo ofensivo, propagandas, e propostas de parceria não serão aceitos nos comentários. No caso de interesse em parceria, entre em contato pelo meu e-mail melitaluzia@hotmail.com

VISITAS RECEBIDAS NO BLOG

.