
Bom dia, amados. Hoje venho trazer uma orientação para quem tem um "Brechó" ou "Bazar". Como vcs sabem eu tenho um e nunca tive nenhum problema. Aliás, até quinta-feira passada, quando uma moça que parece agindo de má fá comigo, conseguiu acabar com o meu dia. As roupas do meu brechó são de primeira qualidade, são lavadas e passadas, cheirosinhas e mesmo assim a um preço muito baixo devido à minha escolha de trabalhar para pessoas da minha região, que são gente de classe média a baixa, mas mesmo assim recebo clientes da classe alta, graças a Deus. Eu pensei que já estava inteirada de tudo sobre brechós, mas não, eu estava enganada. Esta moça que trabalha numa padaria aqui perto, saiu do serviço e passou pela minha rua, descobrindo o brechó, entrou e logo foi direto numa jaqueta. Eu fui super atenciosa com ela pois era uma nova freguesa para mim. Ela experimentou e não ficou boa, um pouco apertada e eu disse isso a ela, mas mesmo assim ela resolveu levar. Na hora de pagar, ficou na dúvida se pagava ou não pq disse que precisava do dinheiro. E eu disse: "mas você não tem esse dinheiro agora? É tão pouco!" E ela deu algumas desculpas (já estava agindo de má fé, mas eu não percebi). Mesmo assim, também não dei meu braço a torcer e então ela resolveu pagar. Aliás, saiu usando a jaqueta. Pois bem, duas semanas após a compra, ela adentra o meu brechó brincando comigo, alegre (mas foi uma artimanha) pois logo disse: "Aquela jaqueta que eu levei tá com a manga torta". E eu disse: "Mas vc não viu isso na hora que experimentou? Inclusive eu lhe disse que estava apertada e vc mesmo assim quis levar". A resposta dela: "Não sou eu que tinha que ver o defeito, era você. Como é que vc coloca uma coisa com defeito para vender? Você tem obrigação de trocar prá mim." E aí começou o meu caos, pq eu a informei que não fazia trocas, que o normal em brechós é não fazer trocas, inclusive mostrei a minha placa informando isso, mas ela bateu o pé até acabar com o meu dia, e eu aguentei firme, mas a vontade era "voar em cima dela", kkkkkkkkkkkkkkk. E ela nem tinha trago a jaqueta prá me comprovar o defeito, e outra, claro que eu não falei, mas a jaqueta foi minha e nunca vi nenhuma manga torta! Amigos, que situação a minha. Aquilo acabou com o meu dia, fiquei mal. Só não fiquei pior porque ela foi a única que me ofendeu durante o meu primeiro mês que foi muito abençoado. Aquilo foi um enviado do capeta prá me tentar, Deus me livre! Depois disso, corri em busca de orientação e infelizmente, segundo o Instituto de Defesa do Consumidor, nós que temos brechó não temos proteção mesmo. Somos obrigados a trocar, sim! aff...Portanto, meninas donas de brechó, como eu, sempre avisem suas clientes antes da compra para verificar se tem defeitos na roupa e ANOTEM na notinha o defeito, com cópia para você, caso a venda seja feita assim, pois caso a cliente volte para reclamar você terá a nota para comprovar que ela comprou consciente do defeito, ok? Se insistirem demais, troque. É melhor para não se chatear como eu fiquei chateada e perdi o dia. Os brechós raramente terão uma peça igual para troca, então ofereça alguma peça no mesmo preço, mas tente estipular também uma regra para o seu brechó como eu farei no meu e deixarei bem exposto, como prazo de alguns dias para troca e deixe bem claro também que a peça não pode ter nenhum vestígio de uso e ainda ser devolvida na embalagem, caso tenha. Para o post não ficar grande amanhã colocarei aqui essas regras, ok? Ah, gente, trabalhar com público não é fácil...mas são ossos do ofício, né? Vou ficando por aqui, deixa eu ir à luta. Espero que eu tenha conseguido passar a mensagem certa para vocês e conseguido alertá-las. Todo cuidado é pouco, boa sorte prá todos nós. Um bjo grande da Mell.
AO DEIXAR UM COMENTÁRIO, POR FAVOR, DEIXE UM E-MAIL DE CONTATO PARA RESPOSTA.