PROCURE O QUE VOCÊ QUER

DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou em partes de imagens e artigos deste blog em outros blogs, sites ou páginas do Facebook,, Whats App e outras redes sociais sem os créditos devidos ou sem autorização da autora do blog. (Cópias sem créditos caracterizam Plágio. Este crime está previsto no artigo 184 do Código Penal de acordo com a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais)

Não se esqueça do Planejamento Estratégico

Quais são os seus planos prá hoje, amanhã ou depois? Planejamento é uma palavra esquecida por muita gente, mas que é imprescindível quando vc quer obter sucesso em alguma área. Às vezes as pessoas pensam que as coisas que eu digo que vou fazer estão demorando para acontecer, mas na realidade eu estou, no meu silêncio, simplesmente traçando planos. Foi assim com minha lojinha, praticamente um ano com a loja pronta mas esperando a hora certa de abrir, e hoje vendo até de portas fechadas pq tenho clientela formada após um ano e meio.

O mal de certas pessoas é começar algo, mas não acabar. Planejamento é algo tão sério que até mesmo Jesus advertiu aos seus seguidores a só começar alguma coisa, se soubessem que teriam condições de terminar. Está escrito em Lucas 14:28-30 o seguinte:

“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.”

Certamente, quando alguém começou um negócio e ele ficou pela metade, inacabado, a conclusão que se pode tirar é essa: foi por falta de tempo, de recursos ou por preguiça mesmo. A pessoa começa sem nenhum planejamento e dá nisso. Vcs acham que eu já não passei por isso? Claro que já fiz isso muito, não calculei nada e foi tudo por água abaixo. Sem experiência, já perdi material, tive gastos que não deu para reparar e já senti preguiça também, achei pesado e deixei prá lá o que já tinha começado, então, tomei prejuízo e feio. Mas caindo e aprendendo, hoje sei que se eu não planejar, e principalmente se abrir a minha boca e contar meus planos prá alguém então...é fatal o fim antes do começo. Pode acontecer também daquele negócio não ir para frente pq simplesmente a pessoa perdeu a vontade, deixou outro pensamento tomar o lugar achando que não era o que ela esperava e outras vezes também, ela já sabia que não teria mesmo condições de levar aquilo adiante, mas resolveu arriscar. E é isso mesmo que Jesus adverte: se sabe que vai dar errado por não ter condições, então nem comece!
Quando eu digo que é preciso PESQUISAR antes de começar um pequeno negócio em casa, eu falo a mais pura verdade. Não é pq é em casa que será mais fácil, pelo contrário, envolve outros fatores que um negócio lá fora não exigiria. Entendam o seguinte: não adianta saber produzir e querer vender alguma coisa que não terá boa aceitação no lugar onde vc mora, nas redondezas, ou num outro ponto comercial. Tem que planejar e pesquisar. O ideal seria vc escolher algo que não se vende por perto. Já disse várias vezes como resposta a comentários, que  vc deve sair para pesquisar e ninguém precisa saber disso. Aproveite uma hora em que vai na padaria ou no supermercado. Conheça seu futuro concorrente mas sem ter intenções de ser desleal com ele. Faça isso com os olhos. Pare estrategicamente em algum lugar e observe. Entre na loja e faça perguntas do tipo "jogando verde para colher maduro" entendeu? Se possível COMPRE o produto para ver como é feito e compare com a qualidade do seu. Se não fizer isso, não vai dar certo. Você não vai conseguir vender doces numa academia. Não vai conseguir vender seu pequeno estoque de lingeries fabricadas na sua confecção em casa e feitas com carinho e ótimo acabamento ao lado de uma loja da marca mais famosa e que tem o preço melhor do que o seu. Não vai conseguir vender sorvete caseiro numa rua onde existe uma sorveteria pomposa e com grande movimento há anos. Vc também não vai conseguir vender sua pequena produção de bolos ao lado da única padaria do bairro. Mas se houver PLANEJAMENTO vc vai conseguir até vender gelo para esquimó. Se traçar planos, vc conseguirá sim vender doces numa academia, pois é só fazer amizade com o pessoal e falar: "Olha, leva um prá sua mãe. Só hoje!". Com as lingeries, dentro de casa elas não serão vendidas, tem que sair, divulgar, seja sua própria vitrine. Use e mostre para as suas amigas que dirão: "Meu Deus, eu quero uma igual!". O seu sorvetinho caseiro vai bombar se vc atender bem os seus clientes quando a fila da sorveteria estiver enorme. E os bolos? Ah...as padarias certamente não tem a sua receita, né? Não se esqueça que lá a coisa é feita em escala industrial ou semi, então não tem comparação, né mesmo? Seja o seu diferencial. Tá com medo? Prá que? O máximo que vc poderá ganhar é um NÃO. Vergonha é roubar e não poder carregar, o que vc faz é honesto? Então olhe prá frente e prossiga. 
A vontade era escrever um monte, viu? Mas deixa eu te lembrar só mais uma coisa: Se o plano A não funcionou, tenha sempre um plano B. E se esse também não deu certo, nada de desanimar, pq o alfabeto tem mais 25 letras para você tentar. Lembre-se também que não é fácil aprender, mas se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço. Persevere no seu objetivo. Sente-se calmamente e planeje. A única pessoa que pode decidir se seus planos serão um sucesso ou um fracasso é você. Então, decida-se. Planejamento já. É esse meu lembrete de hoje, ok? Um grande bjo da Mell.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO - Também é importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Nos referidos textos constitucionais, lê-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Postagem em destaque

Oi amores, uma palavrinha para quem me segue...

Olá queridos, tenho tanta vontade de retomar as postagens diárias do meu blog, sabia? Mas o tempo para isso se tornou escasso mesmo após...

Algumas imagens deste blog foram encontradas na internet, portanto, alguém reconhecer como sua propriedade, favor entrar em contato comigo para que sejam dados os devidos créditos ou que seja retirado o conteúdo. Obrigada.