Ei, meu povo empreendedor! Chegando com uma dica super importante hoje e gostaria muito que vcs lessem e tentassem compreender, pelo menos. A pergunta que mais recebo lá no Facebook é POR QUANTO VENDER? É um tal de comparar preços, e isso está errado, gente!!! Então, nos meus grupos eu até impus uma regra, que ninguém comparasse preços e nem falasse por quanto vende, pq o valor de um produto depende de vários fatores, não pode de maneira alguma vender pelo mesmo preço de uma pessoa que vc só conhece pela internet por exemplo. O custo de vida de cada lugar em nosso país é diferente. O máximo que vcs podem fazer é comparar preços com alguém que venda o mesmo produto na região em que vc mora e só. O meu objetivo é somente AJUDAR vcs a usarem o certo, ok? Por isso que já preparei e publiquei aqui no blog mesmo um material onde ensino fazer uma continha básica para cada um aprender a calcular o preço do seu produto final. O material preparado por mim é um jeitinho fácil de colocar preço, uma conta muito usada mas também ensinada de várias formas diferentes e até um pouco erradas. Tentei colocar de um jeito bem fácil de vcs entenderem e também identificassem onde tem sido ensinado errado. Na verdade, calcular o preço de um produto não é tão fácil assim, mas como nem todo mundo sabe usar uma planilha de cálculos de custo e venda, a gente ensina essa continha básica ok? Então, clique no link abaixo e baixe este material para você:
Além de baixar esse material, gostaria que vcs lessem minha explicação abaixo para entender melhor.
Maria
mora no Rio Grande do Sul e vende o bolo caseiro a R$ 12,00 e Cristina que mora
em Minas Gerais quer saber por quanto Maria vende para colocar o preço
igual. Está certo isso? NÃO!!!! Não está!
Maria vende a R$ 12,00 pq ela calculou o preço de custo, viu quanto custou todos os ingredientes, incluiu água, luz, gás, a hora de trabalho dela e chegou num preço que o público dela pode pagar. Ela também vende por esse preço pq lá o custo de vida é muito alto. Esse mesmo bolo de 12,00 ela precisa vender por 9,00 em outra área, então quer dizer que a margem de lucro de Maria nesse produto é bem menor, pq nesse área o povo NÃO PODE PAGAR mais, mas ela precisa vender. Maria também leva em conta que alguns bolos sairão mais caro porque ele tem alguns acréscimos na massa, então nem todos os bolos dela terão o mesmo preço.
Então, o que Cristina precisa fazer? Cristina precisa aprender a calcular o preço dela. Mas, como assim? Bem, ela precisa primeiro descobrir quem será O PÚBLICO para quem ela vai vender. Esse público pode pagar por um bolo caro? É a primeira coisa que ela precisa ver.Quem é o público e quanto ele pode pagar e em cima disso é que ela vai DECIDIR QUAL TIPO DE BOLO ELA VAI VENDER.
Sabendo disso, vai ficar muito mais fácil para Maria decidir o seu negócio e o seu preço.
Se ela levar um bolo onde ela colocou o preço de R$ 12,00 (o mesmo preço de Maria do Rio Grande do Sul) numa área onde o povo só paga R$ 5,00 em Minas Gerais...nossa, que prejuízo ela vai ter heim? vai voltar com os bolos todos prá casa e se não comer, vai perder. E vai chorar de raiva.
Mas a culpa é da Maria que falou que o bolo dela custa R$ 12,00? Não, a culpa é da Cristina que não calculou o seu custo e quis colocar o mesmo preço da sua amiga do Facebook que mora há milhares de kilômetros de distância dela, aliás, num estado completamente diferente e numa cidade do interior.
Maria vende a R$ 12,00 pq ela calculou o preço de custo, viu quanto custou todos os ingredientes, incluiu água, luz, gás, a hora de trabalho dela e chegou num preço que o público dela pode pagar. Ela também vende por esse preço pq lá o custo de vida é muito alto. Esse mesmo bolo de 12,00 ela precisa vender por 9,00 em outra área, então quer dizer que a margem de lucro de Maria nesse produto é bem menor, pq nesse área o povo NÃO PODE PAGAR mais, mas ela precisa vender. Maria também leva em conta que alguns bolos sairão mais caro porque ele tem alguns acréscimos na massa, então nem todos os bolos dela terão o mesmo preço.
Então, o que Cristina precisa fazer? Cristina precisa aprender a calcular o preço dela. Mas, como assim? Bem, ela precisa primeiro descobrir quem será O PÚBLICO para quem ela vai vender. Esse público pode pagar por um bolo caro? É a primeira coisa que ela precisa ver.Quem é o público e quanto ele pode pagar e em cima disso é que ela vai DECIDIR QUAL TIPO DE BOLO ELA VAI VENDER.
Sabendo disso, vai ficar muito mais fácil para Maria decidir o seu negócio e o seu preço.
Se ela levar um bolo onde ela colocou o preço de R$ 12,00 (o mesmo preço de Maria do Rio Grande do Sul) numa área onde o povo só paga R$ 5,00 em Minas Gerais...nossa, que prejuízo ela vai ter heim? vai voltar com os bolos todos prá casa e se não comer, vai perder. E vai chorar de raiva.
Mas a culpa é da Maria que falou que o bolo dela custa R$ 12,00? Não, a culpa é da Cristina que não calculou o seu custo e quis colocar o mesmo preço da sua amiga do Facebook que mora há milhares de kilômetros de distância dela, aliás, num estado completamente diferente e numa cidade do interior.
Infelizmente, nem todos vcs
consideram o material que eu preparei com todo cuidado ensinando tim tim
por tim tim como calcular de uma maneira fácil o preço do seu produto. Percebo isso pelas curtidas e compartilhamentos no Facebook, pois são bem inferiores do que uma postagem com receita, então, fica a critério de quem quiser trabalhar corretamente, seguir minha dica ou não, ok? Eu fiz a minha parte e cada um faça a sua. Como eu disse, não é uma conta 100% certinha, mas é a mais fácil porque nem todos vcs
sabem usar uma planilha de custos que é muito mais difícil de entender.
De modo que, continua de pé a minha decisão de NÃO CONCORDAR COM COMPARAÇÃO DE PREÇOS, nunca aceitarei isso pq o meu objetivo é ENSINAR a quem deseja.
Espero que tenham entendido, meu blog é quase uma escolinha de donas de casa. Tenho certeza que na minha simplicidade, pq não sou formada em nada, só na escola da vida mesmo, eu tenho ajudado vcs a aprenderem várias coisas.
ENTÃO é isso...por hoje é só. Agradeço a todos que me seguem. Um bjo grande e muito sucesso prá nós.
De modo que, continua de pé a minha decisão de NÃO CONCORDAR COM COMPARAÇÃO DE PREÇOS, nunca aceitarei isso pq o meu objetivo é ENSINAR a quem deseja.
Espero que tenham entendido, meu blog é quase uma escolinha de donas de casa. Tenho certeza que na minha simplicidade, pq não sou formada em nada, só na escola da vida mesmo, eu tenho ajudado vcs a aprenderem várias coisas.
ENTÃO é isso...por hoje é só. Agradeço a todos que me seguem. Um bjo grande e muito sucesso prá nós.