Seja bem vindo ao blog "SAÍDA DE EMERGÊNCIA". Este é um blog todo produzido para ajudar a você que decidiu trabalhar em casa. Espero que encontre aqui a ideia que está buscando. Conte comigo. Um abraço da Mell.
Este blog foi produzido para você que resolveu trabalhar em casa por vários motivos. As postagens são voltadas para mães que precisam de uma atividade lucrativa ou para desempregados. Aqui vc encontrará uma "saída de emergência" para a crise.

23 de maio de 2016

- Aprenda a fazer a BASE DE GLAÇAGEM para bolos e doces -

Oi gente, a sensação do momento tem sido os famosos "bolos de vidro" da confeiteira russa Olga Noskovaa, mas já descobriram que o que ela faz na verdade é praticamente uma aplicação de glaçagem nos seus bolos. E pensando bem, "glaçagem" lembra "glass" que é vidro em inglês né? Não sei se tem a ver com isso, mas só acho que tem, hahaha. Então, não estou afirmando que os bolos de vidro dela e a glaçagem são a mesma coisa, mas que parece...ah, parece sim! E eu vou descobrir logo tudo sobre essa arte pq vou virar uma confeiteira, uhuuuu!!!! Sei fazer tanta coisa na cozinha, mas não domino a arte de confeitar ainda. "AINDA"!!!!! Me aguardem pq brevemente estarei ensinando e repassando tudo que eu aprender, heim?
Então, amigos, eu quero falar hoje sobre a técnica de glaçagem (esqueçamos os bolos de vidro da confeiteira russa, ok?). Acho lindo, é maravilhosa demais essa cobertura, deixa qualquer um de queixo caído diante de tamanha beleza, dá vontade de nem mexer no bolo, né verdade? E vcs sabiam que ela pode ser feita para cobrir não somente bolos, mas outras sobremesas mais firmes e geladas também? Aliás, para que tudo dê certinho, é necessário que o que for coberto esteja realmente gelado mesmo. Não vi em nenhum site ninguém falando sobre isso ainda, mas descobri assistindo o vídeo abaixo e gostaria que vcs também assistissem para aprender. Nele, o chef Abner Ivan dá todas as dicas para fazer tudo com perfeição e conta ainda quais são os instrumentos que temos que ter em casa para fazer essa maravilha. Então, é o seguinte, não é só uma questão de "gelatina", tem um processo certinho prá fazer a tal da glaçagem, certo? E se a gente pode aprender o correto, então vamos aprender, né não? Há uma temperatura certa para a cobertura e há uma temperatura certa para o produto que vai recebê-la. Assistam o vídeo e aprendam como eu aprendi e aí a gente pode colocar em prática o que ele ensinou tão bem. Eu adorei e foi por isso que trouxe para o blog a fim de compartilhar com vocês. Prestem bastante atenção, serão minutos preciosos para nosso aprendizado.
.
.
 Para chegar à glaçagem colorida, nós precisamos ter a BASE BRANCA. Você sabia disso? Não sabia, né? Nem eu, mas agora já sabemos, hehe!!! Para quem não guardou, deixo abaixo a receitinha:

COMO FAZER A BASE DE GLAÇAGEM BRANCA:

A partir dessa base é que serão formadas as outras cores.

INGREDIENTES:
150ml de água
300g de açúcar refinado
300g de glucose
200g de leite condensado
100g de massa de gelatina (12g de gelatina em pó sem sabor e o restante de água)
300g de chocolate branco
6g de dióxido de titânio (diluir em 4g de água e reservar)

Modo de Preparo - Coloque em uma panela a água, o açúcar e a glucose. Misture e deixe cozinhar até chegar a uma temperatura de 103ºC. Depois, adicione o leite condensado e a massa de gelatina. Em seguida, despeje sobre o chocolate branco e misture bem. Por último, adicione o dióxido de titânio e misture até obter a cor branca. Reserve até chegar a uma temperatura de 35ºC.

PARA TINGIR:
150g da base de glaçagem branca
2g de corante alimentício em pó HIDRO SOLÚVEL
(Veja no vídeo as dosagens de corante alimentício para chegar a cada cor)

PARA COBRIR O BOLO COM A GLAÇAGEM:
.
É necessário misturar bem a base com o corante adicionado, usando o mixer até chegar à tonalidade desejada. E depois despejar a glaçagem sobre o bolo completamente gelado. A glaçagem precisa estar a 30°C e o bolo deve estar CONGELADO. para que quando a cobertura cair sobre ele, logo fique seca e com o brilho esperado. Não se esqueça de colocar o bolo ou sobremesa (muito gelados para melhor aderência e secagem) sobre uma grade com uma forma por baixo (ou outra vasilha para aparar o que descer), e então  despeje a cobertura, para que ela escorra e fique com o acabamento perfeito.

É isso aí gente, espero que tenham gostado da super dica de hoje. Não adianta um monte de gente passar a receita, mas não passar as técnicas corretas não é verdade? A gente corre atrás e faz o possível para ajudar. Se gostou, comente aqui, eu vou adorar. Um bjo grande no coração e até mais!

Ganhe Dinheiro o Ano Inteiro
na Cozinha de sua Casa
Conheça e adquira meus cursos da área 
de CULINÁRIA LUCRATIVA


3 comentários:

  1. A melhor explicação sobre glaçagem que já li/vi. Perfeito. Obrigada por compartilhar. Poderia me esclarecer uma dúvida? Como guardar o restante que sobrou da glaçagem para utilização futura? Isso é possível?

    ResponderExcluir
  2. OI tudo bem? Pois é, eu também não vi nenhuma tão boa quanto a explicação do vídeo, pelo contrário, em todas que vi eram a mesma sem a orientação certa, mas parece que o povo gosta de fazer o jeito errado né? Fazer o que? Obrigada por comentar, vc foi a única (ou o único) kkkkk Infelizmente não sei lhe dizer como guardar esse restante. Mas clique no vídeo e vc cai lá no You Tube, deixe a pergunta lá e ele poderá lhe responder, ok? Um bjo, volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Amei o vídeo..........fiz ontem minha glaçagem, tambem gostaria se saber como guardar o que sobrou,,,,,bjs e obrugada....

    ResponderExcluir

Antes de comentar, saiba que:

- Antes de serem publicados, os comentários necessitam de aprovação. Ou seja, seu comentário não aparecerá na hora em que você o postou (geralmente, são aprovados em menos de 24h);
- Conteúdo ofensivo, propagandas, e propostas de parceria não serão aceitos nos comentários. No caso de interesse em parceria, entre em contato pelo meu e-mail melitaluzia@hotmail.com

VISITAS RECEBIDAS NO BLOG

.