DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou em partes de imagens e artigos deste blog em outros blogs, sites ou páginas do Facebook,, Whats App e outras redes sociais sem os créditos devidos ou sem autorização da autora do blog. (Cópias sem créditos caracterizam Plágio. Este crime está previsto no artigo 184 do Código Penal de acordo com a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais)

19 de maio de 2017

EMULSIFICANTE - Qual é a Maneira Correta de Usar este Produto?

Oi, gente, tudo bem? Hoje eu quero falar do uso de um produto que há anos atrás eu usava somente para fazer sorvetes mas hoje em dia uso também na confeitaria. Há pessoas que não usam porque acham que isso é só para produtos semi ou industrializados mesmo, mas ele sempre foi e continuará sendo usado no preparo também de massas de pão de ló e mais especificamente em massas para bolo de festa. Também é usado para fazer coberturas como glacês por exemplo, em recheios e até no preparo de pães. Em outra postagem nós falamos e mostramos o que podemos fazer com ele. Então, eu creio que essas pessoas não gostam porque usaram de maneira inadequada e não ficaram satisfeitas com o resultado. E deu errado porque? Porque aprenderam errado. Às vezes a gente nem pode discordar delas porque o povo está ali ensinando e as pessoas vão pegando as receitas sem ter conhecimento de nada e vão fazendo, mas aí dá nisso. Tomam aversão por um produto sem saber que ele traz alguma vantagem. Como deu errado com elas, então começam a pensar que o produto não presta. E eu até concordo com elas em certo ponto porque o que tenho visto de gente na internet ensinando a usar muuuuuito desse produto numa massa, realmente está fora do normal viu? As massas de bolo ficam com gosto horrível e os glacês ficam derretendo com facilidade. Então não tem como gostar mesmo.  Pois bem, quero então falar do EMULSIFICANTE.
Estes dias vi num grupo do Facebook uma pessoa ensinando a usar uma colher de sopa para bater com apenas 1 lata de leite condensado. Mas pasmem, já vi gente indicando usar 2 colheres, que horror!!! E aí, vai eu falar alguma coisa prá ver o que acontece!!!! Quem sou eu prá competir com a tal culinarista que se destacou mais do que a pobre Mell dos sorvetes, hein? É capaz de me escorraçarem do grupo kkkkk Me perdoem quem não gostar, mas eu sei do que estou falando, nisso eu sou entendida, afinal sou instrutora de gelados e conheço muito bem o produto, suas vantagens e desvantagens (que desconheço pq uso da maneira correta). Tenho percebido que criaram um pensamento de que quanto mais emulsificante é colocado e quanto mais bater, mais a massa (do sorvete ou do bolo) cresce e realmente é isso que acontece pq ele aera a massa e dá volume. Sim, é isso, mas até o ponto certo, porém, se bater demais vai alterar a textura verdadeira da massa e o produto final não ficará de boa qualidade, certo? E é isso que você quer? Uma massa de bolo com gosto ruim, um glacê que derrete fácil e um sorvete parecendo chantilly? De jeito nenhum!
Para massas de sorvete o recomendável é usar 1 colher de chá de emulsificante por litro de leite. Para massas de bolo você pode usar 1 colher de sopa RASA para cada 300 g de farinha de trigo.
.
Para coberturas como glacê ou chantilly, o ideal é 1 colher de chá. Dependendo do emulsificante usado, será preciso usar um pouco mais, então use 1 colher rasa de sobremesa, senão, seu produto vai ficar um horror, com gosto amargo. Então eu indico uma marca ótima no mercado e que tem na minha COZINHA LUCRATIVA, o Emulsificante Saborama que para mim é uma preciosidade.
Pode usar emulsificante? Pode sim, caso queira e a receita peça, mas não abuse, entende?  Usado da maneira correta, seu sorvete, massa de bolo ou glacê vai ficar perfeito.
.
Vocês podem ver na imagem acima como a massa desse pão de ló que eu fiz ficou retinha e firme. Essa massa não esfarela à toa. É isso que o emulsificante faz nas receitas de bolo, principalmente se for um bolo que terá que ser cortado para depois ser recheado. Tudo depende da massa usada. Esta primeira imagem é de um pão de ló. Ficou perfeitinha. Agora, veja a imagem abaixo:
.
A segunda imagem é de um bolo simples que fiz para tomar um cafezinho à tarde. Ela já ficou um pouco diferente do pão de ló (dá para vocês verem a diferença no bolo pronto e cortado, não dá?). O primeiro ficou maravilhoso, lisinho e a segunda ficou com furinhos porque não é pão de ló e ficou super fofa e de uma suavidade que vocês não imaginam. Muito leve a minha massa, uma delícia.

Bem, meu espaço é muito pouco mas podemos falar ainda mais sobre este produto em futuras postagens ok? Hoje mostrei algumas vantagens e mostrei que vc não deve usar inadequadamente, então procure seguir a orientação dada aqui e procure a melhor marca que eu indiquei, a SaboramaNão usem o EMULSIFICANTE além do que foi indicado aqui (ou veja na própria embalagem se tiver dúvida) senão você terá prejuízo e pode até perder a clientela. Entre em contato no “Fale Conosco” da marca e peça a eles a relação de lojas mais perto do seu endereço onde você poderá encontrar não só o EMULSIFICANTE mas também toda a linha que eles tem para sorvetes e que serve não só para isso. Ainda vou ensinar bastante receitinhas usando estes produtos, me aguardem, hehe!
É isso aí amigos, estou aqui à disposição. Se tiverem dúvidas, deixem comentários abaixo que eu responderei assim que estiver disponível tá bom? Um bjo meus lindos. Espero que tenham gostado do post de hoje. Fiquem na paz.


.