DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou em partes de imagens e artigos deste blog em outros blogs, sites ou páginas do Facebook,, Whats App e outras redes sociais sem os créditos devidos ou sem autorização da autora do blog. (Cópias sem créditos caracterizam Plágio. Este crime está previsto no artigo 184 do Código Penal de acordo com a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais)

5 de julho de 2019

TABELA DE EQUIVALENCIA DE PESOS E MEDIDAS CULINÁRIOS

 
.
Olá, querido leitor, meu nome é Mell Santos, sou criadora deste blog e também do site COZINHA LUCRATIVA. Trabalhando como consultora na área de Gelados Comestíveis (geladinhos, sorvetes e picolés caseiros), em algumas áreas da Culinária como bolos caseiros, doces, salgados e chocolates e também por causa do sucesso das minhas postagens de “Faça & Venda” além dos meus cursos digitais, percebi que grande parte dos meus leitores apresentam uma certa dificuldade em lidar com pesos e medidas na cozinha. Como não gosto e nem sou a favor de passar informações erradas, fiz uma pesquisa minuciosa e achei várias tabelas de conversão, mas encontrei também muitas diferenças entre elas. Então, resolvi fazer uma outra pesquisa mais profunda no assunto procurando uma tabela oficial e que fosse usada pelos profissionais da Gastronomia. Depois de conferir item por item, cheguei a este resultado que lhes apresento agora. Esta é a minha tabela de conversão de pesos e medidas. Espero que seja muito útil para vocês.
.
Antes de pesar ou medir qualquer ingrediente, 
lembre-se de algumas regras básicas:
.
. .
1 – NIVELAR - Coloque os ingredientes secos como farinha, açúcar e outros, na medida dosadora (colher ou xícara) sem apertá-los e nivele com uma espátula ou faquinha. É assim que se mede ou pesa. De modo que uma medida de farinha por exemplo é apenas o que está dentro da colher ou xícara. Passe a faca e retire todo o excesso. É só o que restou que vai para a receita. Nada de “montinhos”.
.
2 - Coloque o recipiente para medir ingredientes líquidos sobre uma superfície reta como uma mesa e verifique o nível na altura da vista.
.
3 - Retire da geladeira com antecedência as gorduras sólidas como manteigas, margarinas, banhas e outras, para que sejam medidas na temperatura ambiente. Coloque no recipiente de medida, apertando para que não fiquem buracos vazios ou bolhas de ar.
.
O ideal é que você tenha uma balança analógica ou digital, para os ingredientes sólidos, mas se não tem ainda, adquira para sua cozinha alguns kits para medir que são equivalentes a xícaras, colheres e também os copos medidores. Tenha utensílios para os líquidos também. São utensílios com medidas padronizadas para facilitar a vida de quem trabalha com culinária, eles são muito baratos e podem ser encontrados em lojas de utilidades domésticas (lojinhas de R$ 1,99 e até nos supermercados) com muita facilidade. Veja abaixo alguns destes utensílios, eles são muito necessários.
.
.
.
.
TABELA DE EQUIVALÊNCIA DE
PESOS E MEDIDAS
.
O sucesso de uma receita depende muito das quantidades exatas dos ingredientes. Veja abaixo aqueles que são mais usados e à direita deles a conversão. Se você não encontrar o que necessita, providencie uma balança simples, de preferência digital, que tenha os modos para medição em mililitros e em gramas. 
 
.
AÇÚCAR

1 xícara de chá 160g
1 colher de sopa 10g
1 colher de chá 3,5g
.
FARINHA DE TRIGO

1 xícara de chá 120g
1 colher de sopa 7,5g
1 colher de chá 2,5g
.
ACHOCOLATADO EM PÓ

1 xícara de chá 90g
1 colher de sopa 6g
1 colher de chá 2g
.
ARROZ

1 xícara de chá 200g
.
AMÊNDOAS, NOZES, CASTANHAS

1 xícara de chá 140g
.
AVEIA

1 xícara de chá 80g
1 colher de sopa 5g
1 colher de chá 1,5g
.
COCO RALADO

1 xícara de chá 80g
1 colher de sopa 5g
1 colher de chá 1,5g
.
FARINHA DE MANDIOCA

1 xícara de chá 150g
1 colher de sopa 9g
1 colher de chá 3g
.
FARINHA DE ROSCA

1 xícara de chá 80g
1 colher de sopa 5g
1 colher de chá 1,5g
.
FUBÁ

1 xícara de chá 120g
1 colher de sopa 7,5g
1 colher de chá 2,5g
.
AMIDO DE MILHO

1 xícara de chá 150g
1 colher de sopa 9g
1 colher de chá 3g
.
MEL

1 xícara de chá 300g
1 colher de sopa 18g
1 colher de chá 6g
.
POLVILHO

1 xícara de chá 150g
1 colher de sopa 9g
1 colher de chá 3g
.
QUEIJO RALADO

1 xícara de chá 80g
1 colher de sopa 5g
1 colher de chá 1,5g
.
FERMENTO EM PÓ

1 colher de chá (cheia) 10g
.
MANTEIGA / MARGARINA

1 xícara de chá 200g
1 colher de sopa 12g
1 colher de chá 4g
,

LÍQUIDOS

1 copo americano 250ml
1 xícara de chá 240ml
½ xícara de chá 120ml
1/3 xícara de chá 80ml
1/4 xícara de chá 60ml
1 colher sopa 15ml
1 colher chá 5ml
.
Conheça abaixo alguns Cursos Digitais e
Online que indico para pessoas que trabalham em casa com culinária. 
 .
São cursos digitais e online (video aulas, além de e-books) que servem para capacitação, uma vez que devemos oferecer o melhor para os consumidores dos nossos produtos. Todos estes cursos são produzidos por profissionais das áreas e tem preço super em conta. Basta clicar no link abaixo para conhecê-los e até mesmo adquiri-los:
.
.

.